Edição de Perfis, Volumes Prismáticos e Extrudados
Novos recursos nesta versão 6.4.2 do Active3D incluem facilidades para edição de perfis utilizados em perfilados, volumes extrudados e até em paredes.
Criação e Edição de Perfil: O quadro de perfis (digite PFS) possui um botão para desenhar o perfil selecionado, criando na tela um objeto Poligonal de Área. Este objeto pode ser usado nos comandos Unir, Subtrair ou Interceptar para modificar a forma de outros objetos.
Volumes com Perfil: A criação de objeto Volume do tipo Extrudado ou Revolução permite selecionar um perfil existente na lista de perfis ao invés de desenhar uma poligonal. Este recurso, juntamente com o próximo, facilita a modelagem de calhas. Os Volumes podem ser criados nas Vistas 2D de planta a corte.
Grips e Stretch com Volumes: Ambas as pontas do Volume do tipo Extrudado pode ser esticada com Stretch ou com os grips, tanto em 3d como nas Vistas 2D de planta e corte.
Recurso do Active3D versão 6
Veja também: Novas Propriedades e Prioridade
Volume Estático: O objeto Volume do tipo Estático sempre existiu no Active3D. A sua forma não pode ser editada por parâmetros porque geralmente é proveniente da conversão de algum outro objeto. A novidade é que pode receber objetos modeladores (comando Associar Modelador) que atuam dinamicamente como atua nos outros objetos do Active3D.
Salvar Estático: Este novo item na propriedade Tipo do objeto Volume salva a forma atual do Volume e remove os modeladores associados, permitindo que estes objetos sejam apagados. De agora em diante o Volume permitir associar novos modeladores até acionar Salvar Estático novamente. Use este recurso para estudar a modelagem de um Volume com objetos modeladores dinamicamente. Quando estiver satisfeito use o Salvar Estático e apague os modeladores.
Objetos Transparentes: Qualquer objeto do Active3D que possua a propriedade Transparente ligada terá sua representação em 2D no modo transparente também. Assim o objeto não esconde outros objetos em 2D e também não é escondido por outros objetos. Isto permite que o objeto possa ser editado em 2D.
O arquivo de estilos do Active3D (ga3dStyles.dwg) contém estilos de Volume e Perfilado transparentes para serem usados como modeladores. Estes objetos usam o mesmo layer ARQ-MOD-AUX-_3D do objeto 3D, não plotável. Ao congelar (freeze) o layer, o desenho em 2D também desaparece.